Inventário de estoque já faz parte da sua rotina do seu negócio ou ainda sente arrepios só de pensar no tamanho do trabalho que vai dar?
Pois saiba que ao se aliar a técnicas e tecnologias adequadas, o inventário de estoque se tornará uma poderosa ferramenta de geração de resultado, sendo responsável pela:
Redução de custo com compras desnecessárias;
Garantia de estoque suficiente para atendimento dos produtos mais demandados pelo seu cliente;
Otimização do seu capital de giro, que será empregado em aquisições realmente necessárias.
Afinal, você deve concordar comigo que o estoque da sua empresa, seja de produto acabado ou de matéria prima, é um investimento realizado com o único objetivo de geração de lucro para o seu negócio.
Sendo assim, mantê-lo sem controle definitivamente não é uma boa estratégia para quem quer entregar uma ótima gestão de operações.
Mas afinal, o que é inventário de estoque?
Como o próprio nome sugere, o inventário de estoque, tem como objetivo contabilizar todos os itens que estão armazenados em seu estoque, disponíveis para serem comercializados para o seu cliente ou para serem utilizados como matéria prima na sua produção.
A entrega do inventário de estoque é uma relação completa e detalhada de todos os itens, sem exceção.
Cada empresa, de acordo com o seu ciclo de gestão, opta pelo formato de inventário que mais lhe atende, que são eles:
Inventário anual;
Rotativo/Cíclico;
Periódico.
O inventário anual é o mais comum dentro das empresas, mas nem sempre o mais eficiente.
A grande maioria opta por esse formato, em função da dificuldade que possui para realizar o inventário de estoque, tendo que parar sua operação por dias ou semanas.
Esse inventário anual, tende a apoiar o Gestor de Operações no entendimento da quantidade de itens que ele tem para começar o novo ano.
Continuando, no inventário rotativo/cíclico, o Gestor de Operações classifica e divide os itens do estoque em grupos e realiza a contagem de forma contínua, com o objetivo de manter a contagem sempre atualizada.
Essa modalidade é mais rápida, pois seus usuários terão que fazer a contagem de uma quantidade menor de produtos em cada inventário realizado.
Por fim, no inventário periódico, a contagem do estoque é realizada de acordo com as fases do negócio durante o ano. Essa modalidade é muito utilizada no varejo de moda, onde há substituição do estoque a cada troca de estação.
Comments